segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jornal "Maluco Beleza"

Olá!

Também como parte do projeto de Psicologia Institucional e Comunitária da FURG, desenvolvemos durante o ano de 2011 um projeto que acontece através da elaboração e da distribuição de um jornal do CAPS Conviver. Todo o planejamento ocorreu juntos aos usuários, desde a idealização até a efetivação. O primeiro passo aconteceu pela escolha do nome do jornal que, por votação, foi intitulado Jornal "Maluco Beleza". Assim como aconteceu com o programa de rádio, a ideia do jornal foi se desenvolvendo, inicialmente, com a intenção de que a grande quantidade de produções que ocorria no CAPS pudessem ser envolvidas em um único documento, e, dessa forma, ganhar maior visibilidade. Textos, desenhos, poesias, reportagens escolhidas, opiniões, entrevistas sobre histórias de vida, receitas, tudo isso é trazido pelos usuários para enriquecer cada edição. Além do objetivo de reunir tudo o que é produzido por lá, se pensava também que o projeto poderia ajudar a estimular as capacidades criativas dos usuários, estimular a autogestão e a autonomia frente às tarefas, aumento da responsabilidade pela atividade, e a promoção de colaboração entre os usuários frente à essa atividade, que é coletiva. 
Os encontros do Jornal Maluco Beleza acontecem todas as quartas-feiras, onde, quinzenalmente se elabora a edição e, quinzenalmente, se distribui os jornais nos outros CAPS da cidade de Rio Grande (CAPSi e CAPSad). Atualmente, estamos distribuindo os jornais em locais públicos da cidade, para que a comunidade possa se aproximar mais do tema saúde mental. 
O Jornal tem sido uma atividade que proporciona muito entusiamos aos usuários participantes e vários efeitos positivos são observados nos dias em que trabalhamos. É visível o aumento da autoestima dos participantes, a grande motivação por parte destes na busca por matérias para o jornal, um sentimento de importância para a instituição (já que podem se orgulhar do trabalho que fazem e serem vistos por isso), os temas em comum aproximam os usuários no cotidiano e proporciona alívio diante da possibilidade de explicitação de sentimentos e opiniões.
Aos poucos iremos colocar aqui no blog as imagens do jornal, assim como diversos materiais que nos são trazidos toda semana para as edições. Espero que gostem e prestigiem esse trabalho que tem trazido bastante gratificação e ânimo ao nosso estágio! 
Fernanda e Eduarda



Nenhum comentário:

Postar um comentário