sábado, 8 de fevereiro de 2014

CAPS Conviver em movimento...

Depois de um ano sem postagens, retomamos a comunicação através do blog. Outros estagiários que não as criadoras deste, já passaram pelo CAPS e agora nós que já estamos encerrando nosso estágio, também gostaríamos de deixar nossa contribuição com o blog, relatando os maravilhosos momentos que passamos durante estes últimos oito meses em que estivemos em contato com a equipe e os usuários dos serviços do CAPS.
Levamos desta experiência um aprendizado imenso e certamente uma visão muito mais ampla da saúde mental, das mudanças que surgiram ao longo destes quase treze anos de promulgação da lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. E também Portaria GM/MS n.º 336, de 19 de fevereiro de 2002, que regulamenta a criação dos CAPS. Bem como das necessidades ainda existentes de mudanças a respeito da visão geral do portador de sofrimento mental e de seus direitos, entendemos estamos trilhando um longo caminho com pequenos passos.
Dentro do CAPS, partilhamos de uma realidade muito bonita, em que se percebe diariamente o respeito e consideração que existe acerca do sofrimento mental, das necessidades e especificidades de cada individuo. Vivenciamos uma valorização do sujeito e um contínuo encorajamento de experimentação de novos papéis sociais que vão além dos esteriótipos gerados por diagnósticos.
Deixamos aqui nosso muito grande agradecimento, a toda equipe do CAPS CONVIVER que nos acolheu com carinho e paciência( para tantas dúvidas e questionamentos), ao nosso querido orientador local, Marcelo Martins que foi incansável em seus ensinamentos, companheiro para idéias mirabolantes e um excelente ouvinte de desabafos acadêmicos nosso imenso carinho e respeito e claro a todos os usuários que nos contagiaram com sua receptividade, sua alegria, seu apego a vida e seus sorrisos. Enfim foi um tempo memorável obrigado a todos por partilharem parte de suas vidas conosco, somos imensamente gratos por tudo.

                
  Carinhosamente, Priscila Menezes e Arthur Gomes,estagiários da psicologia da FURG/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário